“O que não me contaram na escola sobre o inglês?”
Se você é ou já foi aluno, a primeira coisa que te dão quando você chega na escola regular ou na escola de idiomas é um livro! Cheio de conteúdo e regras, e textos e imagens e tudo mais que você precisa pra aprender inglês.
Vejo nitidamente a sua alegria de receber aquele livro novinho, sem orelhas, com cheirinho de editora… Você fica tão feliz e animado, não é mesmo?
Por que será que em duas ou três semanas esse entusiasmo acaba?
Eu sei! Das duas uma:
→ ou aquilo tudo que você tem de conteúdo é muito difícil e não faz sentido algum na vida real, você não vê onde poderá usar uma ou outra expressão, uma ou outra fala;
→ ou você já enjoou, perdeu o ritmo e a preguiça te dominou de tal maneira que nem consegue mais sair da sua casa para ir à aula de inglês (afinal, inventar uma desculpa é muito mais fácil).
Muita gente compara o aprendizado de inglês à ida para a academia. A associação é perfeita.
Mas eu ainda prefiro a analogia do aprender a andar de bicicleta. Você sabe andar de bicicleta? Se não sabe, entende que somente com instruções escritas do tipo: segure o guidão com as duas mãos, sente no banquinho, coloque o pé direito no pedal, dê um impulso com o pé esquerdo e começa a andar… não funciona para quem não praticou, não caiu, não se machucou. NÃO são suficientes para sair andando de bicicleta, concorda?
O mesmo vale pra você que sabe andar de bicicleta: aprendeu na primeira tentativa? Quanto tempo você precisou das rodinhas de apoio para se equilibrar? Quantas vezes seu pai segurou a bicicleta para você não cair?
E você desistiu? NÃO! Era algo que você queria, que te dava prazer e que, se você quiser, você se lembra até hoje.
O mesmo acontece com o inglês.
Precisamos treinar, não somente ler e fazer exercícios escritos se nossa meta é falar. Precisamos cair e levantar, passar uns apertos de vez em quando, pedir ajuda e ter alguém para apoiar até que esteja pronto para ir sozinho. Um mentor, alguém que te apoie enquanto você precisa de um suporte (esse mentor pode ser um amigo, um professor, um digital influencer, até mesmo um livro).
Quando converso com várias pessoas sobre o inglês, o que mais ouço é: “Nossa, só aprendi o verb to be, do 6° ano ao 3° médio”. E eu fico pensando: “E os outros tempos verbais? E o passado? Como essa pessoa vai contar alguma coisa que aconteceu se não aprendeu a usar o passado?”
Algo muito interessante que mudou minha percepção do inglês foi começar a descrever as atividades que eu tinha feito no dia. Fiz um diário. Todas as minhas amigas tinham diários e o meu como era secreto, secretíssimo, era em inglês. Assim ninguém entenderia, ninguém mesmo.
Sempre começava assim: Dear Diary.
E continuava…
Today I got up early, I had breakfast with my brother and my mother. I had two slices of bread and cheese and a glass of milk with chocolate. I left my house at 6:30 a.m. I went to school on foot.
My brother started crying… he hates school….
Claro, escrevia um MONTE de coisas erradas. Afinal, escrevia pra mim. E não só escrevia, mas lia alto também.
Todo mundo lá em casa achava que eu era expert em inglês já com 12 anos. Kkkk
Mas sabe por que me ajudou? Me ajudou a memorizar os verbos no passado, por exemplo. Em pouco tempo eu já sabia a tabela de verbos irregulares, pois usava todos os dias. Fazia sentido pra mim. O que eu aprendia na escola se transformava em situação de vida real pra mim. O conteúdo saia dos livros e vinha para o concreto.
A minha estratégia para não ficar pra trás estava dando certo.
Não me contaram na escola que INGLÊS É FÁCIL. Sim, inglês é muuuuito fácil.
Com 1 construção só consigo fazer inúmeras frases. Duvida? Olha só:
CAN = Poder, conseguir fazer, ter a possibilidade, ter a permissão
I can play the piano.
Maria can play the guitar.
Can I see the menu?
Can you help me, please?
They can cook next time.
Se fosse em português, para cada sujeito seria um verbo diferente. Inglês é tão gostosinho que não preciso disso. Só temos duas exceções:
- O lindo vebo to be no presente – AM, ARE, IS
- O lindo verbo to be no passado – WAS, WERE
- E o Simple Present que recebe o plural quando for HE, SHE, IT
Exemplo: I love apples. → She loves apples.
I watch TV → He watches soap operas.
Isso ninguém me contou. Só me contaram que era muito difícil o Simple Present, ou que o passado era impossível porque tinha uma tal de tabela de verbos irregulares… Quem me contou isso nunca parou para pensar no que realmente era difícil…. As nossas intermináveis conjugações, o feminino e masculino, o plural, etc, etc, etc. em português.
Não me contaram que o clique para o aprendizado estava dentro de mim.
Não me contaram que depende muito mais de estratégias de aprendizado do que de talento ou genialidade para o inglês.
APRENDER INGLÊS DEPENDE DE FOCO E RITMO.
Eu tinha tudo para ser o próprio fracasso, afinal, embora soubesse tudo de gramática, tinha uma pronúncia tenebrosa, morria de vergonha de falar e me paralisava quando alguém se aproximava para falar sobre o idioma.
Mas eu aprendi a metodologia para me destravar. Eu tinha um foco, queria aprender inglês para ser monitora no meu curso e meus pais pagariam menos mensalidade. E criei um ritmo, incessante, todos os dias, de busca, de aprimoramento. Os primeiros dias foram de extremo entusiasmo lutava contra a novidade.
30 minutos era tudo o que eu tinha. Nossa que pouco, né? Eu pensava assim, mas eu pensava também que era melhor 30 minutos do que nada. E assim pode ser com você. Tem 1 hora, 30 minutos, 15 minutos… não importa. O que é importante é que haja o estudo diário. Esforçadamente, focadamente, diariamente.
Todo dia mesmo, um pouquinho que seja. Vai aprender 2 frases por dia, em 7 dias serão 14 frases, e o ritmo vai aumentando à medida que você consegue fazer as conexões acontecerem.
Depois desse período está criado o hábito. NÃO HÁ MAIS COMO VOLTAR ATRÁS. E o resultado é certo. Não há o que contestar.
Aprendi que depende muito mais de mim do que de um professor específico. Aprendi que eu precisava me dedicar e me familiarizar para começar a fazer parte. Sabe aquele sentimento de fazer parte? É exatamente isso que você tem que buscar. O inglês tem que fazer parte de você. E você parte dos falantes em inglês. Pertencer é muito bom.
Meu propósito é montar um EXÉRCITO DE FALANTES. Como assim, Vivian?
Dando todas as ferramentas, generosamente, para você aprender de modo eficiente e eficaz e ganhar tempo (não precisar de 5 / 6 anos começar a conversar) e também economizar dinheiro (mais de R$10.000,00 que você investiria nas aulas 1 x por semana na escola).
Estudar em escolas é ruim? Claro que não. Todas têm seu valor. Estou falando aqui em ACELERAÇÃO E OPÇÃO.
O bom é que hoje existem outras opções que a tecnologia oferece e VOCÊ pode estudar sozinho, ser disciplinado e alcançar resultados incríveis.
O aprendizado à distância encurta caminhos, afinal, você pode ouvir um podcast enquanto corre na esteira ou enquanto dirige. Pode assistir a vídeo aulas, ouvir músicas, acompanhar suas séries favoritas na palma da sua mãe com seu Smartphone. E inclusive exercitar, repetir, falar, imitar sem precisar sair de sua casa ou de seu trabalho.
Há uma facilidade tão grande de aprender o idioma hoje através da tecnologia, que eu acredito que, aplicando o passo-a-passo de estudos aliado à disciplina, paciência, perseverança e a motivação que você tem (que é só sua, que é o que você está em busca), o aprender inglês será fácil, leve e rápido.
Claro, um professor é muito importante e será aquele que vai afinar os conteúdos, vai Te dar o pulo da gato, vai te encurtar caminhos, mas você PODE E DEVE se adiantar, se organizar de modo a arranjar um jeito só seu de melhorar seu inglês.
Mas eu não sei nada… Como começar?
Comece por onde você mais precisa. Preciso para recepcionar pessoas no hotel. Okay. Então busque sentenças que vão direto ao ponto.
Por exemplo:
Welcome to Hotel X.
How can I help you?
Do you have a reservation?
Single or double bed room?
Will you pay cash or credit card?
Here is your key.
Your room is number 342.
Have a nice stay.
Temos aqui 8 sentenças apenas. Mas vc concorda que elas podem virar uma infinidade de outras sentenças, dependendo da sua necessidade? É praticamente uma fórmula matemática… substitui os fatores e teremos novos resultados. Simples assim!
Além disso, esses 14 dias já serão um teste! Se vc pode acompanhar os 14 dias também poderá aplicar a metodologia que vou te ensinar. O primeiro passo já estará dado: adquirir ferramentas e disciplina para alcançar os objetivos ( que podem ser N coisas e vc precisa para melhorar sua carreira, quer participar de palestras e seminários no exterior, quer estudar fora, ou quer sair na frente na leitura de um livro.)
Mantenha o FOCO NA SUA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER INGLÊS.Não tenho dúvida nenhuma que você vai destravar em pouco tempo.