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Não aguento mais esse verbo “to be”.

“Não aguento mais esse VERBO TO BE”

Provavelmente você já estudou alguma vez inglês na sua vida. Pode ter sido na escola regular ou nos cursos de inglês. 

Mas o fato é que sempre esse tal de VERBO TO BE aparece logo nas primeiras lições e aparece pra SEMPRE em tudo que lemos, ouvimos, falamos e escrevemos em inglês.

Aqui no Brasil o verbo TO BE virou um tabu e também o terror dos estudantes. Por que isso acontece? Talvez pelo despreparo dos próprios professores que, também não entendendo nada, não conseguiram explicar para seus alunos. Mas isso não vem ao caso agora.

O verbo to be é chamado de: “the little verb at the heart of the English language”, ou seja, “o verbinho no coração da língua inglesa”. 

Não é à toa que recebeu essa conotação carinhosa. 

O “verb to be” se destaca entre os verbos e é considerado o verbo mais importante do inglês. Sabe por quê? Porque ele descreve identidade, expressa alguma coisa sobre alguém (opinião, descrição, constatação), fala sobre estado das pessoas e das coisas (tais como idade, condição, posição, preço, tamanho, tempo, peso, etc), expressa questões e respostas sobre existência (quando usamos o there to be), compara… assume muitas possibilidades e por isso é o queridinho!

Tem 2 significados: SER e ESTAR.

É o verbo mais usado em inglês. Sério? Seríssimo.

É um verbo auxiliar e também um verbo principal. 

É o único que tem 3 conjugações no presente (AM, ARE, IS).

É o único que tem 2 conjugações no passado (WAS, WERE).

Obviamente ele não é o suficiente para você ser fluente em inglês, mas é muito importante dominá-lo e entender seus usos para seguir no caminho da fluência. Ele é base para sua comunicação. 

Sério, Vivian? SIIIMMMM… 

Claro, tudo precisa estar contextualizado para fazer sentido, tem que ser relevante pra você. Você tem que imaginar a situação em que usaria essa ou aquela sentença. Como responderia…Como perguntaria… Como continuaria a conversa… O verbo “to be” muitas vezes é o iniciador da conversa, mas você precisa de todo o resto pra mantê-la.

Quer ver? 

Vou elencar algumas particularidades do verb to be e você presta atenção aí para poder usar o verbo em infinitas situações utilizadas em contextos.

O verbo to be:

1 – É usado para descrever lugares, coisas, pessoas.

É importante lembrar que há 3 formas do verbo no presente (AM, ARE, IS).

Imagine a situação. Você está numa festa e há vários amigos por lá. Uma de suas amigas está doida pra conhecer a Maria, sua amiga italiana. Então ela te pergunta:

Who is Maria?

E você responde descrevendo…

Maria is the girl wearing a green dress.

E sua amiga pode continuar…

WOW… she is tall and beautiful.

2- É usado na maioria das entrevistas de emprego.

O entrevistador vai te perguntar:

  • What’s your name?

My name is Vivian.

  • How old are you?

I’m 40 years old.

  • Where are you from?

I’m from SP.

  • What are your strengths? 

I’m organized, sociable and responsible.

  • What are your weaknesses?

I am a perfectionist person.

  • What is your background?

I studied Languages at university.

  • If you were an animal, what would you be?

If I were an animal, I would be a dog. 

3 – E até mesmo em discursos de presidentes. É o caso do discurso do presidente Kennedy, em 1961.

“We choose to go to the moon.[…] and do the other things, not because they are easy, but because they are hard, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one which we intend to win, and the others, too.”adiar

Bem, agora nossa lição de casa!

A partir das informações que você recebeu, divida seu tempo em 3 vezes durante o dia. Vai gastar entre 5 e 10 minutos para realizar cada um.

A cada 4 horas (aproximadamente), realize 1 exercício. Coloque o despertador para não se esquecer!

Se gastar menos tempo, repete, então.

O que fazer?

O 1° exercício, imagine a situação que eu te descrevi sobre conhecer a Maria. Troque os nomes, as cores…

Faça as alterações e fale em voz alta.

Se sobrar um tempinho, grave sua voz.

O 2° exercício você treina as perguntas e respostas da entrevista de emprego.

Procure trocar as minha informações pelas suas. Faça o papel do entrevistador e do entrevistado.

O 3° exercício você pode ler em voz alta, imaginando ser o presidente americano em plena Guerra Fria, na corrida espacial.

Aproveite seus dotes artísticos e imite! 

Na última etapa, antes de dormir, retome o aprendeu fazendo associações.

Uma sugestão, você pode imaginar, por exemplo, que a Maria que você conheceu lá na festa, te convidou para trabalhar com ela. Agora está vestindo um vestido amarelo. Você foi chamado para entrevista. Na sala de espera está passando o discurso do presidente. Você relaxa e presta atenção, afinal todas as perguntas e respostas você já sabe, já treinou, já se apropriou. 

Esse é só um modelinho de como associar situações com o conteúdo.

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