Tenho uma pergunta pra você? Quantas vezes você já desistiu?
Quantas vezes já desistiu de estudar inglês? Quantas vezes já disse que não era pra você? Que aquele seu sonho não era seu? E que você ia desistir, ia parar? Que você ia continuar no mesmo lugar que sempre esteve?
Este post vem pra te sacudir e te tirar da mesmice.
Se você é daquelas pessoas que precisam de um empurrãozinho para começar, para decidir, para fazer, você está no lugar certo!
Vou te dar algumas dicas de como NÃO desistir de aprender inglês.
Sabe o que não nos deixa abalar e nos mantêm firmes no aprendizado? A INTIMIDADE!
INTIMIDADE???? Como assim? Quando você tem intimidade com alguém ou com alguma coisa fica muito natural e você tem confiança. Confiança é o segredo!
Qual é seu nível de confiança em se expressar em inglês?
Vamos para uma situação prática:
Quando eu comecei a dirigir era um tormento. Tinha que levar uma outra camiseta para trocar quando chegava no destino porque a que eu estava vestindo estava molhada de suor. Eu literalmente derretia enquanto dirigia! Por quê? Porque morria de medo, não tinha confiança. Não sabia se pisava no breque, se pisava na embreagem ou se olhava pra frente… Mas…depois de praticar, de me arriscar, de começar a confiar, percebi que já fazia tudo automaticamente. E dirigir passou do tormento para um momento de muito prazer. Hoje em dia é uma das coisas que mais gosto de fazer. E faço automaticamente, sem pensar!
É assim que devemos fazer com o inglês.
Não preciso ficar preocupada se o adjetivo vem antes do substantivo…se aquela palavra é o substantivo ou o verbo… se o verbo está na terceira coluna…Pra que sofrer sem necessidade?
A prática é a melhor regra.
Errar, corrigir e usar o idioma farão parte do aprendizado e do domínio que você vai ter ou não na língua.
Tudo isso você já pode saber, mas como fazer de fato acontecer?
1 – Creia em você
Acreditar é o primeiro passo. Quanto posso melhorar? O que preciso fazer?
Faça uma lista de todas as suas limitações. Leia e veja se são limitações reais ou inventadas pelo seu cérebro para justificar a sua falta de coragem.
Depois, elimine tudo o que não é tão difícil assim e veja que sua lista ficará bem menor. Ou seja, o gigante que você vai enfrentar não é tão grande assim como parecia.
2 – Investimento com retorno
Pense que todo o investimento feito para aprender e colocar em prática o inglês voltará pra você. Nunca será algo de mão única. Você se esforça, estuda, pratica e tem como recompensa a comunicação em qualquer situação. Já pensou nisso?
Se você quer ser comissário de bordo, por exemplo, certamente seu retorno será garantido. Vai poder se candidatar às melhores vagas nas empresas aéreas internacionais. Com certeza, é isso o que você procura. Estou certa? Porque ser comissário de bordo é ganhar o mundo, é viajar pelos quatro cantos do planeta e desvendar os mistérios de cada lugar. Mas como alcançar esse sonho sem ter confiança na comunicação? Sem saber inglês?
O investimento é pra ontem. Invista em você. Reserve um tempo! Reserve forças e aja!
3 – Capacitação
Capacitação –> entendimento –> uso do idioma –> confiança.
Estudar, dedicar tempo e esforços, analisar os resultados e buscar sempre melhorar fazem parte da sua conquista. Sua conquista, seu propósito, pode ser qualquer um. E quanto o inglês pode acelerar a minha chegada lá?
Esteja pronto.
Capacitação exige dedicação. E dedicação não tem nada a ver com dor. Não precisa ser dolorido aprender. Pode e deve ser prazeroso. Inclusive, seguindo os passos para a intimidade com o inglês você perceberá que o retorno e o resultado serão certeiros.
4 – Para se capacitar
4.1 – Aulas
Claro, aulas sempre são magníficas. Presenciais, online, à distância… o importante é você ter um “mentor”, um professor para tirar suas dúvidas e lapidar seu conhecimento. Alguém pra te inspirar e te “policiar”! Alguém te cobre pelas atividades, que te ajuda e que te “pega pela mão” para caminhar em confiança.
4.2 – Ouvir sempre
Para ouvir você não precisa estar em aula. Precisa apenas ter interesse e se dispor à exposição. O quê??? Não entendeu!?
É bem simples:
– ouça as músicas de sua preferência, tire as letras, confira na internet;
– assista a trechos de filmes concentrando-se apenas na fala / conversa dos atores;
– ouça podcasts variados e de seu interesse;
– grave sua própria voz e vai conferindo ao longo dos estudos o quanto você melhorou!
4.3 – Ler tudo o que vir pela frente!
Outro dia fiquei muito brava porque li na camiseta de um rapaz: “Corno é assim, tudo o que vê, lê!” Come on! É brincadeira??? Eu leio tudo o que vejo e meu vocabulário é muito maior porque me interesso pela leitura de livros, de capas de revistas, de frases em camisetas… Só me traz benefícios!
Assim deve ser com você! Leia. Explore! Tem um post no Instagram que te interessou em inglês, leia. Tem uma legenda no noticiário, leia. Tem uma frase no jogo de vídeo game, leia! Quanto mais exposição mais intimidade. Mais intimidade mais domínio e naturalidade.
5 – Domínio do desconhecido
Eu ainda não sei falar francês, mas depois de encontrar uma professora maravilhosa e muito direta, resolvi aprender. Há alguns meses meus ouvidos pararam de doer quando ouço alguém falando em francês. Antes, era como se eu estivesse num liquidificador e não entendia nada, nem mesmo as palavras iguaizinhas ao português.
Simples bloqueio contra o desconhecido.
Agora, além de já entender algumas palavras (e são só algumas mesmo! Rsrsrs), presto atenção para ver se descubro algo novo, se entendo algo diferente. E está sendo uma experiência incrível!
Até as notícias já fazem sentido pra mim.
O QUE EU FIZ? Apenas me permiti dominar o que eu não sabia. Ainda não posso manter uma conversa em francês, mas já não sou aquele peixe fora d’água!
Não tenho a fórmula mágica para falar inglês, mas tenho a fórmula do como fazer para melhorar, para alcançar resultados visíveis na jornada do aprendizado. E também tenho a certeza que o inglês será o instrumento para você chegar a seu sonho.
Esse post foi útil pra você? Comente e compartilhe.
Aproveite e assista a um vídeo no YouTube.